Gaia

GAIA é um Grupo de Atendimento Interdisciplinar ao Transtorno do Espectro Autista – TEA para crianças e adolescentes com níveis leves e moderados.

O plano de cuidado é baseado na abordagem padrão-ouro mundial ABA (Applied Behavior Analysis / Análise do Comportamento Aplicada) e no Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM).

Do diagnóstico à intervenção

O diagnóstico é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos.

O tratamento oportuno com estimulação precoce e apoio educacional, devem ser preconizados em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica. Estabelece-se, que tal medida pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral, ou seja, quando o cérebro está no seu momento mais produtivo de aprendizado e adaptação.

O que oferecemos?

Atendimento multidisciplinar com especialistas com formação na Análise do Comportamento Aplicada — ABA e no modelo Denver.

Nosso cuidado é individualizado e desenvolvido para cada situação com o propósito de melhorar o desenvolvimento geral, ajudando essa criança a aprender novas habilidades que vão gerar mais independência ao longo da vida.

As intervenções ocorrem em cada estágio do desenvolvimento, isso ajuda as crianças com TEA a adquirirem as habilidades desejadas, sejam sociais, motoras ou cognitivas.

Como fazemos?

Nenhum autista é igual a outro. O TEA pode vir acompanhado por uma variedade de sintomas e com diferentes níveis de comprometimento.

Esses níveis são denominados: leve, moderado e severo.

Conheça o NAI GAIA

Núcleo de Assistência Integrada GAIA

Responsável: Sheila Freire

Núcleo responsável sobre o alinhamento de informações, condutas e protocolos de rotinas entre a equipe multidisciplinar e ABA do projeto GAIA.

ABA – Análise do Comportamento Aplicada

Análise do Comportamento Aplicada — ABA é uma ciência consolidada que inverte a lógica da intervenção.

Ao invés de seguir um modelo para as pessoas com autismo, o Analista do Comportamento parte da individualidade e então planeja o ensino desta pessoa da maneira que ela reage aos estímulos do aprendizado.

Modelo Denver de Intervenção Precoce

(ESDM)

O modelo Denver desenvolve uma relação de confiança e parceria entre a criança e o terapeuta, potencializando desde cedo seu desenvolvimento e capacidade cognitiva, criando espaços para socialização e aprendizado.

Utiliza as técnicas do modelo ABA aplicadas por uma equipe multidisciplinar, como a do GAIA.

O que proporcionamos?

  • Cuidado multidisciplinar especializado completo com excelência nos resultados
  • Auxílio no desenvolvimento infantil saudável e inclusivo
  • Desenvolvimento e melhorias das habilidades cognitivas e adaptativas
  • Contribuição na aprendizagem e melhor desempenho escolar
  • Estimulação da interação social/troca de experiências com outras crianças
  • Intervenção em comportamentos problemáticos
  • Infraestrutura completa com salas exclusivas para atendimento GAIA

Serviço Social

Confira os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA).

Atendimento baseado na análise do comportamento aplicada ABA e no modelo Denver de intervenção precoce, com profissionais experientes que acompanharão diretamente todas as fases do tratamento individualizado.

Supervisor Técnico

Josman Raimundo de Sousa Junior

Supervisor Técnico

Bacharel em Psicologia CRP 03/15994.
Mestre em Psicologia, Pós-graduado em Intervenção ABA.
Pós-graduado em Psicologia Escolar.
Pós-graduado em Psicologia Clínica-Terapia Analítica Comportamental.

Coordenadoras Gerais

Helen Pantoja de Abreu da Silva

Coordenadora Geral

Psicóloga CRP 03/21516, formada pelo Centro Universitário UNIFTC, Salvador (2019).
Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Faculdade Iguaçu.
Atuação clínica com ênfase em psicologia comportamental, atendendo crianças e adolescentes com atraso de desenvolvimento, autismo e PCD.
Formação em Avaliação (VB-MAPP, ABBL’S, AFLS, Inventário Portage, Currículo de Habilidades Básicas), PECS.
Prática em intervenção ABA, atendimento clínico, supervisão de equipe e orientação parental.

Jamile Martins Araújo

Coordenadora Geral

Bacharel em psicologia CRP 03/22728.
Pós-graduada em análise do comportamento aplicada pelo IPOG.
Formação em autismo em andamento.
Formação em psicologia infantil e orientação de pais.
Formação em protocolo IDADI, ABLLR-S, AFLLS e VBMAPP.

Ana Lima

Coordenadora Geral

Psicóloga – CRP 03/21.531
Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (IEPSIS).
Mestranda em Educação Especial (Escola Superior de Educação de Coimbra).
Formação Introdutória em ESDM (UCDavis)
Formação em Avaliações Comportamentais.

Suelen Gualberto Gomes Simas

Coordenadora Geral

Psicóloga Comportamental – CRP 03/21713
Especialista em Intervenção ABA
Mestranda em Psicologia
Formação em ESDM: Modelo Denver de Intervenção Precoce – Introdutório
Formação Internacional em PRT Nível 1
Formação em PEERS, Escala Labirinto, ADI-R, ADOS-2, Precision Teaching, RFT, ABLLSR, AFLS, IGLR, entre outros.

Coordenadoras líderes

Gleice Leite

Psicóloga

Psicóloga CRP 03/26842, formada pelo Centro Universitário UNIFTC em Salvador (2022).
Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pelo IEPSIS/INESP.
Atuação em clínica com ênfase em psicologia comportamental, atendendo crianças e adolescentes com atraso do desenvolvimento, autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), Dislexia, Deficiência Intelectual (DI).
Cursos complementares em Avaliação de Comportamento Problema e Avaliação de risco de Transtorno do Espectro Autista Luna ABA.

Carla Elisabette Ferreira Nascimento

Psicóloga

Psicóloga com pós-graduação em Intervenção ABA aplicada ao TEA Integração Sensorial CBI OF MIAMI (Curso básico).

Terapeutas líderes

Ana Cláudia Jesus Boaventura

Fisioterapeuta

Graduada em Fisioterapia.
Pós-graduanda em Análise do comportamento aplicada (intervenção ABA aplicada ao Autismo) especializada em Psicomotricidade, Estimulação precoce no Autismo e Integração Sensorial em formação.

Patrícia Almeida Nascimento

Fisioterapeuta

Graduada em Fisioterapia.
Pós-graduada em Psicomotricidade no autismo e outros transtornos do desenvolvimento, CBI of MIAMI.
Pós-graduanda em Análise do comportamento aplicada (intervenção ABA aplicada ao Autismo) e Integração Sensorial em formação.
Curso de Aplicadores em ABA pelo CBI of MIAMI.
Curso do método Bobath Infantil – Estimulação Precoce pelo Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional.

Paulo Victor S. Anjos

Fonoaudiólogo

Crefono-13860
Diagnóstico diferencial em linguagem infantil (2020)
Uso de protocolos na avaliação infantil – Metaformações e serviços em saúde (2020)
Atuação interdisciplinar no TEA: diagnóstico, avaliação e planejamento terapêutico – Metaformações e serviços em saúde (2020)
Ecolalia: caracterização e estratégias para intervenção – Metaformações e serviços em saúde (2020)
Curso em PLUSHAND (iniciante e avançado) – PG Saúde (2022)
Curso em Bandagem & Fonoaudiologia (iniciante e avançado – Biolase (2022).

Iara Marques

 Fonoaudióloga

Formada pelo Centro Universitário Jorge Amado.
Pós-graduanda em TEA.
Pós-graduanda em ABA.
Pós-graduanda em Audiologia. Experiência com intervenção em linguagem, intervenção comportamental e cognitiva de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, através do Modelo Denver de intervenção Precoce e Aplicadora (ABA).
Certificação no Sistema de comunicação trocada por figuras (PECS) Nível I.
Certificação em Introdução ao Modelo Denver de Intervenção Precoce.

Yasmin Franco Magalhães

 Fonoaudióloga

Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Atendimentos em linguagem oral e escrita (adulto e infantil), autismo e desenvolvimento infantil, apraxia de fala, paralisia facial, TDAH, voz, motricidade orofacial e pós AVC.

Geovana Silva

 Fonoaudióloga

⁠Especialista em Distúrbio da fala e da linguagem;
Diagnóstico Diferencial em Linguagem;
⁠Capacitação e aperfeiçoamento em Applied Behavior Analysis (ABA);
⁠Capacitação em Transtorno do Espectro Autista (TEA);
⁠Habilitada no Programa PlusHand Avançado;
Atuação nas áreas de linguagem, neuropsicologia, motricidade orofacial, fluência e audiologia.

Laís Angelino

Fonoaudióloga

Formada pela UNEB;
Pós graduada em Linguagem;
Pós graduanda em ABA;
Formação em Prompt, PODD e Multigestos;
Formação no modelo ESDM.

Tarcila Rodrigues

 Fonoaudióloga

Especialista em análise do comportamento aplicada ao Autismo (ABA);
Homologada no sistema de estimulação Neuroauditiva SENA SYSTEM;
Aprimorando em fala e linguagem infantil;
Pós-graduanda em linguagem infantil;
Certificação  PROMPT  e PlusHand;
Em curso na certificação Teacch.

Isabelle Castro

 Fonoaudióloga

Formada na Universidade do Estado da Bahia;
Pós graduada em ABA;
Aprimoramento em Linguagem infantil;
Formação em Prompt nível 2 ;
Certificação em PODD;
Curso introdutório na técnica DTTC.

Carla Elisabette Ferreira Nascimento

Psicóloga

Psicóloga com Pós-graduação em Intervenção ABA aplicada ao TEA Integração Sensorial CBI of MIAMI (Curso básico).

Graça Milena Sandes Lima

Psicóloga

Psicóloga clínica graduada pela Escola Baiana de Medicina, Pedagoga graduada pela Faculdade de Educação da Bahia, especialista em ABA, TEA, Saúde Mental, Desenvolvimento humano, psicologia do trânsito.
Pós-graduanda em psicomotricidade.
Terapeuta comportamental com formação para crianças e adolescentes.

Rosa Rebeca

Psicóloga

CRP – 03/27967

Atuação em Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental;

Especialista em Diagnóstico e Avaliação Psicológica;

Pós Graduanda em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP;

Pós Graduanda em ABA para TEA e Desenvolvimento Intelectual – CBI of Miami.

Caroline Souto

Psicóloga

CRP – 03/26809
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFTC – 2022.1
Pós graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA – IEPSIS
Pós graduanda em Psicoterapia Infantojuvenil – Viver mais Psicologia.

Aline Gomes

Psicóloga

Graduada em Psicologia pela FTC

CRP 03/28542

Pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Deficiência Intelectual pela IPOG.

Moisés Gabriel

Psicólogo

– Pós graduando em ABA;

– Atendimento a crianças, adultos e adolescentes;

– Experiência em atendimento a pessoas com Autismo;

– Aplicador ABA em ambiente escolar;

– Cursado em manejo de comportamentos inadequados;

  Cursado em atenção às pessoas com Síndrome de Down.

Sheila Freire Guimarães

Psicopedagoga

Pedagoga, neuropsicopedagoga, Especialista em Libras, Formação em intervenção precoce baseada em DENVER.

Ivana Cajazeira Santos de Jesus

Psicopedagoga

Graduada em Letras Vernáculas pela UFBA.
Pós-graduada em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, pós-graduada em Projetos educacionais e coordenação Pedagógica. Pós-graduanda em Análise do comportamento aplicada-ABA pela faculdade do Líbano.

Cursos complementares:

  • Alfabetização e Letramento;
  • Autismo e suas particularidades;
  • Educação Inclusiva;
  • Ludopedagogia e Psicomotricidade;
  • Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógicos e Aprenda autismo (ABA + TEA).

Mariana Barros

Psicopedagoga

Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia; Psicopedagoga pela FTC; Especialista em Educação inclusiva, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Atua há 17 anos na área especializada em deficiência e Educação Inclusiva, em clínicas, Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e Atendimento Educacional Especializado, com crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Possui curso e capacitação em comunicação alternativa e ampliada, além do aprimoramento (cursando) em método ABA.

Gabriela Andrade

Terapeuta Ocupacional

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Sergipe (2022);
Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada pela Universidade FAVENI (2023);
Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres- CLASI;
Cursos e formações em alterações do neurodesenvolvimento, integração sensorial de Ayres, desenvolvimento infantil, seletividade alimentar e intervenção precoce.

Fernanda Lima

Terapeuta Ocupacional

Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho.
Especialista em Desenvolvimento Humano e Reabilitação e gestão de pessoas.
Possui cursos sobre Análise do Comportamento Aplicado (ABA), Teste Denver II e Integração Sensorial e experiencia clínica na área de Terapia Ocupacional infantil.

Marília Gabriela Rodrigues Marques

Terapeuta Ocupacional

CREFITO 10948-TO.
Formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atua na área de saúde mental
desde 2012, com ampla experiência na área hospitalar, neurológica e atendimento infantil. Especialista em reabilitação Cognitiva.

Em formação do curso de Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso Básico de Integração Sensorial CBI of Miami.

Flávia Conceição Borges Matos

Terapeuta Ocupacional

Terapeuta Ocupacional

CREFITO:10946-TO
Graduada na EBMSP
Pedagoga- Graduada na FJA
Psicopedagoga Institucional, Clínica e Hospitalar- FACCEBA
Certificação Internacional de Integração Sensorial – CLASI (em curso)

Juliana Haruko Tabara de França

Terapeuta Ocupacional

Formada pela Universidade de São Paulo (USP) em 2011,
Aprimoramento multiprofissional em saúde mental no CAPS Luiz da Rocha Cerqueira (2012),
Escola de Educação Especial, CAPS adulto e AD e Atenção Básica a Saúde,
Curso Introdutório em Integração Sensorial pela Ludens em Campinas (2019),
Atendimentos na perspectiva da Integração Sensorial a partir de 2022,
Atualmente cursando a Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Clasi,
Mestranda pelo programa de Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional pela USP.

Equipe multidisciplinar

  • Psicólogos especialistas em ABA e formação em terapia cognitiva comportamental
  • Fonoaudiólogos com formação em Prompt, Peccs, POOD e PlusHand
  • Terapeutas ocupacionais com formação em integração sensorial
  • Fisioterapeutas com formação em psicomotricidade, fisioterapia motora e Bobath
  • Psicopedagogos e Neuropsicopedagogos
  • Musicoterapeutas