Gaia
GAIA é um Grupo de Atendimento Interdisciplinar ao Transtorno do Espectro Autista – TEA para crianças e adolescentes com níveis leves e moderados.
O plano de cuidado é baseado na abordagem padrão-ouro mundial ABA (Applied Behavior Analysis / Análise do Comportamento Aplicada) e no Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM).
Do diagnóstico à intervenção
O diagnóstico é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos.
O tratamento oportuno com estimulação precoce e apoio educacional, devem ser preconizados em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica. Estabelece-se, que tal medida pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral, ou seja, quando o cérebro está no seu momento mais produtivo de aprendizado e adaptação.
O que oferecemos?
Atendimento multidisciplinar com especialistas com formação na Análise do Comportamento Aplicada — ABA e no modelo Denver.
Nosso cuidado é individualizado e desenvolvido para cada situação com o propósito de melhorar o desenvolvimento geral, ajudando essa criança a aprender novas habilidades que vão gerar mais independência ao longo da vida.
As intervenções ocorrem em cada estágio do desenvolvimento, isso ajuda as crianças com TEA a adquirirem as habilidades desejadas, sejam sociais, motoras ou cognitivas.
Como fazemos?
Nenhum autista é igual a outro. O TEA pode vir acompanhado por uma variedade de sintomas e com diferentes níveis de comprometimento.
Esses níveis são denominados: leve, moderado e severo.
Conheça o NAI GAIA
Núcleo de Assistência Integrada GAIA
Responsável: Sheila Freire
Núcleo responsável sobre o alinhamento de informações, condutas e protocolos de rotinas entre a equipe multidisciplinar e ABA do projeto GAIA.
ABA – Análise do Comportamento Aplicada
Análise do Comportamento Aplicada — ABA é uma ciência consolidada que inverte a lógica da intervenção.
Ao invés de seguir um modelo para as pessoas com autismo, o Analista do Comportamento parte da individualidade e então planeja o ensino desta pessoa da maneira que ela reage aos estímulos do aprendizado.
Modelo Denver de Intervenção Precoce
(ESDM)
O modelo Denver desenvolve uma relação de confiança e parceria entre a criança e o terapeuta, potencializando desde cedo seu desenvolvimento e capacidade cognitiva, criando espaços para socialização e aprendizado.
Utiliza as técnicas do modelo ABA aplicadas por uma equipe multidisciplinar, como a do GAIA.
O que proporcionamos?
- Cuidado multidisciplinar especializado completo com excelência nos resultados
- Auxílio no desenvolvimento infantil saudável e inclusivo
- Desenvolvimento e melhorias das habilidades cognitivas e adaptativas
- Contribuição na aprendizagem e melhor desempenho escolar
- Estimulação da interação social/troca de experiências com outras crianças
- Intervenção em comportamentos problemáticos
- Infraestrutura completa com salas exclusivas para atendimento GAIA
Serviço Social
Confira os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA).
Atendimento baseado na análise do comportamento aplicada ABA e no modelo Denver de intervenção precoce, com profissionais experientes que acompanharão diretamente todas as fases do tratamento individualizado.
Supervisor Técnico

Josman Raimundo de Sousa Junior
Supervisor Técnico
Bacharel em Psicologia CRP 03/15994.
Mestre em Psicologia, Pós-graduado em Intervenção ABA.
Pós-graduado em Psicologia Escolar.
Pós-graduado em Psicologia Clínica-Terapia Analítica Comportamental.
Coordenadoras Gerais

Helen Pantoja de Abreu da Silva
Coordenadora Geral
Psicóloga CRP 03/21516, formada pelo Centro Universitário UNIFTC, Salvador (2019).
Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Faculdade Iguaçu.
Atuação clínica com ênfase em psicologia comportamental, atendendo crianças e adolescentes com atraso de desenvolvimento, autismo e PCD.
Formação em Avaliação (VB-MAPP, ABBL’S, AFLS, Inventário Portage, Currículo de Habilidades Básicas), PECS.
Prática em intervenção ABA, atendimento clínico, supervisão de equipe e orientação parental.

Jamile Martins Araújo
Coordenadora Geral
Bacharel em psicologia CRP 03/22728.
Pós-graduada em análise do comportamento aplicada pelo IPOG.
Formação em autismo em andamento.
Formação em psicologia infantil e orientação de pais.
Formação em protocolo IDADI, ABLLR-S, AFLLS e VBMAPP.

Ana Lima
Coordenadora Geral
Psicóloga – CRP 03/21.531
Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (IEPSIS).
Mestranda em Educação Especial (Escola Superior de Educação de Coimbra).
Formação Introdutória em ESDM (UCDavis)
Formação em Avaliações Comportamentais.

Suelen Gualberto Gomes Simas
Coordenadora Geral
Psicóloga Comportamental – CRP 03/21713
Especialista em Intervenção ABA
Mestranda em Psicologia
Formação em ESDM: Modelo Denver de Intervenção Precoce – Introdutório
Formação Internacional em PRT Nível 1
Formação em PEERS, Escala Labirinto, ADI-R, ADOS-2, Precision Teaching, RFT, ABLLSR, AFLS, IGLR, entre outros.

Caroline Souto
Psicóloga
CRP – 03/26809
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFTC – 2022.1
Pós graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA – IEPSIS
Pós graduanda em Psicoterapia Infantojuvenil – Viver mais Psicologia.
Coordenadoras líderes

Carla Elisabette Ferreira Nascimento
Psicóloga
Psicóloga com pós-graduação em Intervenção ABA aplicada ao TEA – Integração Sensorial – CBI OF MIAMI (Curso básico).
Terapeutas líderes

Ana Cláudia Jesus Boaventura
Fisioterapeuta
Graduada em Fisioterapia.
Pós-graduanda em Análise do comportamento aplicada (intervenção ABA aplicada ao Autismo) especializada em Psicomotricidade, Estimulação precoce no Autismo e Integração Sensorial em formação.

Patrícia Almeida Nascimento
Fisioterapeuta
Graduada em Fisioterapia.
Pós-graduada em Psicomotricidade no autismo e outros transtornos do desenvolvimento, CBI of MIAMI.
Pós-graduanda em Análise do comportamento aplicada (intervenção ABA aplicada ao Autismo) e Integração Sensorial em formação.
Curso de Aplicadores em ABA pelo CBI of MIAMI.
Curso do método Bobath Infantil – Estimulação Precoce pelo Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional.

Isabelle Castro
Fonoaudióloga
Formada na Universidade do Estado da Bahia;
Pós graduada em ABA;
Aprimoramento em Linguagem infantil;
Formação em Prompt nível 2 ;
Certificação em PODD;
Curso introdutório na técnica DTTC.

Moisés Gabriel
Psicólogo
– Pós graduando em ABA;
– Atendimento a crianças, adultos e adolescentes;
– Experiência em atendimento a pessoas com Autismo;
– Aplicador ABA em ambiente escolar;
– Cursado em manejo de comportamentos inadequados;
– Cursado em atenção às pessoas com Síndrome de Down.

Laís Angelino
Fonoaudióloga
Formada pela UNEB;
Pós graduada em Linguagem;
Pós graduanda em ABA;
Formação em Prompt, PODD e Multigestos;
Formação no modelo ESDM.

Geovana Silva
Fonoaudióloga
Especialista em Distúrbio da fala e da linguagem;
Diagnóstico Diferencial em Linguagem;
Capacitação e aperfeiçoamento em Applied Behavior Analysis (ABA);
Capacitação em Transtorno do Espectro Autista (TEA);
Habilitada no Programa PlusHand Avançado;
Atuação nas áreas de linguagem, neuropsicologia, motricidade orofacial, fluência e audiologia.

Paulo Victor S. Anjos
Fonoaudiólogo
Crefono-13860
Diagnóstico diferencial em linguagem infantil (2020)
Uso de protocolos na avaliação infantil – Metaformações e serviços em saúde (2020)
Atuação interdisciplinar no TEA: diagnóstico, avaliação e planejamento terapêutico – Metaformações e serviços em saúde (2020)
Ecolalia: caracterização e estratégias para intervenção – Metaformações e serviços em saúde (2020)
Curso em PLUSHAND (iniciante e avançado) – PG Saúde (2022)
Curso em Bandagem & Fonoaudiologia (iniciante e avançado – Biolase (2022).

Iara Marques
Fonoaudióloga
Formada pelo Centro Universitário Jorge Amado.
Pós-graduanda em TEA.
Pós-graduanda em ABA.
Pós-graduanda em Audiologia. Experiência com intervenção em linguagem, intervenção comportamental e cognitiva de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, através do Modelo Denver de intervenção Precoce e Aplicadora (ABA).
Certificação no Sistema de comunicação trocada por figuras (PECS) Nível I.
Certificação em Introdução ao Modelo Denver de Intervenção Precoce.

Tarcila Rodrigues
Fonoaudióloga
Especialista em análise do comportamento aplicada ao Autismo (ABA);
Homologada no sistema de estimulação Neuroauditiva SENA SYSTEM;
Aprimorando em fala e linguagem infantil;
Pós-graduanda em linguagem infantil;
Certificação PROMPT e PlusHand;
Em curso na certificação Teacch.

Catarine Heiter
Fonoaudióloga
Fonoaudióloga e Neuropsicopedagoga;
Mestre em Saúde Coletiva (ISC-UFBA);
Especialista em Linguagem (CFFa), em Educação Inclusiva (UNEB) e em Análise do Comportamento Aplicada (IEPSIS);
Aprimoramento em Fonoaudiologia aplicada ao TEA;
ESDM Advanced;
PROMPT II;
PODD;
Ampla experiência com os transtornos de linguagem oral e de fala, transtornos de linguagem escrita, aprendizagem, comunicação alternativa e alterações da motricidade orofacial.

Luana Pinho
Fonoaudióloga
Aprimoramento em ABA, PROMPT e Comunicação Aumentativa Alternativa;
Promove comunicação eficaz e desenvolvimento das habilidades dos pacientes.

Diana Celestino Rocha
Fonoaudióloga
Fonoaudióloga infantil;
Especializada em autismo, leitura e escrita, distúrbios de linguagem, apraxia, gagueira, desvio fonológico;
Graduanda em ABA;
Intervenção Precoce em crianças autistas baseada no modelo Denver;
Plushand;
DTTC;
CAA ( comunicação alternativa e aumentativa);
Desvio fonológico.

Livia Antunes
Fonoaudióloga
Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual – CBI OF MIAMI;
Formação no programa PlusHand (iniciante e avançado);
Formação no Pragmatic Organisation Dynamic Display (PODD);
Formação em Dynamic Temporal and Tactile Cueing (DTTC);
Curso Teórico e Prático: Intervenção Precoce Naturalista baseado no Modelo Denver;
Curso de Aplicadora da Análise do Comportamento Aplicada (ABA);
Curso em Comunicação Alternativa e Aumentativa.

Rosa Rebeca
Psicóloga
CRP – 03/27967
Atuação em Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental;
Especialista em Diagnóstico e Avaliação Psicológica;
Pós Graduanda em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP;
Pós Graduanda em ABA para TEA e Desenvolvimento Intelectual – CBI of Miami.

Graça Milena Sandes Lima
Psicóloga
Psicóloga clínica graduada pela Escola Baiana de Medicina, Pedagoga graduada pela Faculdade de Educação da Bahia, especialista em ABA, TEA, Saúde Mental, Desenvolvimento humano, psicologia do trânsito.
Pós-graduanda em psicomotricidade.
Terapeuta comportamental com formação para crianças e adolescentes.

Aline Gomes
Psicóloga
Graduada em Psicologia pela FTC
CRP 03/28542
Pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Deficiência Intelectual pela IPOG.

Adson Jorge
Psicólogo
Psicólogo e Professor de Educação Física Escolar;
Especialização em Neuropsicologia, Educação Inclusiva, Psicomotricidade e Intervenção ABA em Autismo.

Maísa Miranda
Psicóloga
Psicóloga infantil e infanto-juvenil;
Especialista em Psicanálise e Neuropsicologia;
Terapeuta ABA;
Pós graduanda em Psicomotricidade e Análise do Comportamento Aplicada.

Micheline Almeida
Psicóloga
CRP/03/9102
Especialização em Análise do Comportamento Aplicada – ABA;
Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental – TCC;
Especialização Saúde Mental e Atenção Psicossocial;
Especialização em Psicologia Hospitalar;
Formação Continuada sobre Manejo de Comportamentos Interferentes;
Experiência em Atendimento Clínico Infantil com Crianças Divergentes e Neurodivergentes.

Sheila Freire Guimarães
Psicopedagoga
Pedagoga, neuropsicopedagoga, Especialista em Libras, Formação em intervenção precoce baseada em DENVER.

Ivana Cajazeira Santos de Jesus
Psicopedagoga
Graduada em Letras Vernáculas pela UFBA.
Pós-graduada em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, pós-graduada em Projetos educacionais e coordenação Pedagógica. Pós-graduanda em Análise do comportamento aplicada-ABA pela faculdade do Líbano.
Cursos complementares:
- Alfabetização e Letramento;
- Autismo e suas particularidades;
- Educação Inclusiva;
- Ludopedagogia e Psicomotricidade;
- Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógicos e Aprenda autismo (ABA + TEA).

Mariana Barros
Psicopedagoga
Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia; Psicopedagoga pela FTC; Especialista em Educação inclusiva, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Atua há 17 anos na área especializada em deficiência e Educação Inclusiva, em clínicas, Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e Atendimento Educacional Especializado, com crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Possui curso e capacitação em comunicação alternativa e ampliada, além do aprimoramento (cursando) em método ABA.

Nathalie Gonçalves
Psicopedagoga
Pedagoga graduada pela Faculdade Dom Pedro II;
Pós Graduada pela Faculdade Montessoriana de Salvador;
Pós Graduanda em Neuropsicopedagogia – Faculdade Faculeste;
Pós Graduanda em Autismo e Deficiência Intelectual – CBI Of Miami;
Atendimento Psicopedagógico para Crianças, adolescentes e adultos neuroatípicos e/ou com dificuldades de aprendizagem.

Gabriela Andrade
Terapeuta Ocupacional
Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Sergipe (2022);
Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada pela Universidade FAVENI (2023);
Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres- CLASI;
Cursos e formações em alterações do neurodesenvolvimento, integração sensorial de Ayres, desenvolvimento infantil, seletividade alimentar e intervenção precoce.

Fernanda Lima
Terapeuta Ocupacional
Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho.
Especialista em Desenvolvimento Humano e Reabilitação e gestão de pessoas.
Possui cursos sobre Análise do Comportamento Aplicado (ABA), Teste Denver II e Integração Sensorial e experiencia clínica na área de Terapia Ocupacional infantil.

Marília Gabriela Rodrigues Marques
Terapeuta Ocupacional
CREFITO 10948-TO.
Formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atua na área de saúde mental
desde 2012, com ampla experiência na área hospitalar, neurológica e atendimento infantil. Especialista em reabilitação Cognitiva.
Em formação do curso de Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso Básico de Integração Sensorial CBI of Miami.

Flávia Conceição Borges Matos
Terapeuta Ocupacional
Terapeuta Ocupacional
CREFITO:10946-TO
Graduada na EBMSP
Pedagoga- Graduada na FJA
Psicopedagoga Institucional, Clínica e Hospitalar- FACCEBA
Certificação Internacional de Integração Sensorial – CLASI (em curso)

Manuela Gagliano
Terapeuta Ocupacional
Terapeuta Ocupacional desde 2006
Formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Extensão no Conceito Neuroevolutivo Bobath
Extensão em Neuro plasticidade
Pós graduação em Análise do Comportamento Aplicada-ABA
Certificação Internacional de Integração Sensorial de Ayres
Atuação em clínica infanto juvenil com Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor

Tamires Quadros
Terapeuta Ocupacional
CREFITO 13682-TO
Formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em 2010;
Pós-graduada em Família: relações familiares e contextos sociais, pela Universidade Católica do Salvador – 2018;
Cursos e formações em Integração Sensorial de Ayres;
Experiência nas áreas: Hospitalar, Reabilitação Neurológica, Reabilitação Cognitiva e Saúde Mental.

Ana Letícia Sales
Terapeuta Ocupacional
Formada pela Faculdade Bahiana de Medicina;
Especialista em saúde mental;
Especialista em TEA formação no método BOBATH básico e SPACE básico;
Técnica em ABA e formação internacional em integração sensorial de Ayres pela CLASI.
Nutricionista

Manuela Gagliano
Nutricionista
Pós graduada em Nutrição Materno Infantil.
Formação em Consultoria em amamentação.
Formação em Introdução Alimentar tardia, com foco em seletividade alimentar.
Pós graduada em Intervenção Nutrição no Autismo.
Formação em cuidado no nutricional no Autismo/ TDH / T21.
Formação em Acomodação sensorial.
Formação em Intervenção ABA para seletividade alimentar no autismo.
Formação em Dificuldades Alimentares.
Pós graduada em Terapia alimentar e nutrição funcional no autismo.
Formação em Seletividade Alimentar e Integração Sensorial.
Pós graduanda em Intervenção ABA para autismo e deficiência Intelectual.
Formação em ABA e Denver.
Equipe multidisciplinar
- Psicólogos especialistas em ABA e formação em terapia cognitiva comportamental
- Fonoaudiólogos com formação em Prompt, Peccs, POOD e PlusHand
- Terapeutas ocupacionais com formação em integração sensorial
- Fisioterapeutas com formação em psicomotricidade, fisioterapia motora e Bobath
- Psicopedagogos e Neuropsicopedagogos
- Musicoterapeutas